O desafio do etanol brasileiro no cenário do comércio mundial
Palavras-chave:
Etanol, biocombustíveis, protecionismo e vantagem comparativaResumo
A experiência brasileira na produção de etanol é reconhecida no mundo como um caso de sucesso. O Proálcool, criado em 1975, pode ser visto como o grande marco dessa trajetória Um novo impulso em 2003, com a implantação da tecnologia flex-fuel, parece consolidar o mercado de etanol no Brasil. No cenário mundial, o ritmo crescente dos preços do petróleo, o recrudescimento dos conflitos nas grandes áreas produtoras e a mobilização com vista a reduzir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa enaltecem o uso dos biocombustíveis como uma alternativa viável para compor a matriz energética mundial e contribuir para um melhor ajuste dessa equação. O propósito deste trabalho é analisar esses aspectos e o consequente desafio brasileiro de inserir-se no mercado mundial de etanol.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-09
Como Citar
Wosch, L. F. de O. (2012). O desafio do etanol brasileiro no cenário do comércio mundial. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (118), 07–40. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/336
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
