O novo arranjo institucional da Região Metropolitana de Belo Horizonte: avanços e desafios

Autores

  • Sergio de Azevedo "Universidade Estadual do Norte Fluminense"
  • Virgínia Rennó dos Mares Guia

Palavras-chave:

Belo Horizonte, PLAMBEL, Gestão Metropolitana, Relações Intergovernamentais, Formatos Institucionais Metropolitanos

Resumo

O caso da gestão metropolitana de Belo Horizonte é extremamente rico por ter passado por diferentes trajetórias que apresentam situações aparentemente paradoxais. Esse artigo tem por objetivo fornecer subsídios para o debate sobre os desafios e potencialidades da gestão metropolitana através da reflexão sobre a relação dialética entre formato institucionais e atores em três fases históricas estratégicas: a primeira corresponde ao período “ PLAMBEL” (Planejamento de Belo Horizonte), vinculado ao período dos governos militares,  que necessita ser resgatado de uma forma acadêmica, a segunda, a fase de hegemonia da “PLAMBEL”,  fruto de uma ideologia neolocalista “soi disant”  democratizante e de uma crença neoinstitucionalista radical, que  imaginava possível não levar em conta a correlação de força dos atores envolvidos; Por último é analisado, sucintamente, o processo de relações intergovernamentais que resultou no quadro político-institucional que, atualmente, respalda a gestão compartilhada na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH capitaneado pelo Estado de Minas Gerais e fortemente apoiado pelo município de Belo Horizonte, que tornou possível a celebração de um novo acordo com  possibilidade de viabilizar  um maior dinamismo da gestão metropolitana.

Palavras-chave: Belo Horizonte, “PLAMBEL”, Gestão Metropolitana, Relações Intergovernamentais; Formatos Institucionais Metropolitanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio de Azevedo, "Universidade Estadual do Norte Fluminense"

Doutor em Sociologia pela Univrsidade Católica de Louvain Professor titular da UENF, Pesquisador do Observatório das Metrópoles Coordenador do Porgrama de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF

Virgínia Rennó dos Mares Guia

Mestre em sociologia, Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, pesquisadora associada do Centro de Estudos Urbanos da UFMG.

Downloads

Publicado

2012-02-13

Como Citar

Azevedo, S. de, & Rennó dos Mares Guia, V. (2012). O novo arranjo institucional da Região Metropolitana de Belo Horizonte: avanços e desafios. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (119), 41–64. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/349

Edição

Seção

Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 1 - Organização: Rosa Moura