Estrutura e padrão de concorrência da indústria de cerâmica de revestimento brasileira: características competitivas e desafios ao desenvolvimento
Palavras-chave:
Indústria cerâmica, Competitividade cerâmica, Estratégias da indústria cerâmicaResumo
A partir de pesquisa acadêmica, aponta-se que a indústria de cerâmica de revestimento brasileira ocupa posição de destaque entre os setores produtivos nacionais, atendendo à demanda do mercado interno e constituindo fonte de geração de divisas externas. A produção doméstica torna o País praticamente auto-suficiente no atendimento do seu mercado consumidor e o coloca entre os cinco maiores produtores e exportadoresmundiais. Tais resultados decorrem do fato de esta indústria seguir o padrão de produção internacional, realizar aquisições de máquinas e equipamentos modernos, aproximar-se de
empresas fornecedoras líderes de insumos principais, diferenciar os produtos por segmento de mercado consumidor, realizar esforços para aumentar a participação no mercado externo, entre as principais ações desenvolvidas.
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Publicado
2011-06-01
Como Citar
Cario, S. A. F., Vazquez, F. F., & Enderle, R. A. (2011). Estrutura e padrão de concorrência da indústria de cerâmica de revestimento brasileira: características competitivas e desafios ao desenvolvimento. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (112), 07–30. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/35
Edição
Seção
Artigos
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