Regulação e previdência social no Brasil: evolução e perspectivas
Resumo
Este artigo busca estudar a evolução histórica e as perspectivas da Previdência Social no Brasil, à luz das experiências internacionais, tomando como base o enfoque regulacionista. A primeira parte analisa as regularidades do desenvolvimento da previdência social nos regimes de acumulação taylorista, fordista e na crise do fordismo (ou acumulação flexível) ao nível dos países centrais, buscando destacar os problemasda transição. A segunda parte busca interpretar os principais movimentos do desenvolvimento histórico da previdência social no Brasil, marcando suas diferenças para os países desenvolvidos. Os atuais dilemas que o país enfrenta na crise da previdência social são tratados na parte três, a qual fundamenta desenho das principais propostas de reforma da previdência social no Brasil, analisadas na parte quatro, formuladas para o contexto da reforma constitucional a ser feita no período 1995-96. Por fim, são discutidos alguns princípios e ações básicas que, na concepção dos autores, deveriam ser reinterpretadas na redefinição dos modelos de previdência social no Brasil.Downloads
Publicado
2011-10-31
Como Citar
Medici, A. C., & Marques, R. M. (2011). Regulação e previdência social no Brasil: evolução e perspectivas. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (85), 57–114. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/362
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
