Desigualdades salariais no mercado de trabalho urbano no Paraná: uma aplicação da metodologia de Heckman
Palavras-chave:
Diferenciais de salários, Heckman, mercado de trabalho, ParanáResumo
Neste artigo são estimados os determinantes dos salários para o Estado do Paraná em 2000 a partir dos microdados do CensoDemográfico do IBGE. A função de rendimentos de capital humano clássica é estendida para tratar dos salários de forma mais ampla. Foram estimadas equações por gênero e raça e incorporadas variáveis geográficas, de atributos físicos e de rendas exógenas no modelo. Utilizou-se o procedimento de Heckman (1979) para eliminar os potenciais vieses de seleção amostral. Os resultados evidenciam que a escolaridade e a experiência são atributos positivos de remuneração e que há distinções de tratamento entre os indivíduos no mercado
de trabalho, desfavorecendo em especial os negros. Na análise regional, os trabalhadores de Curitiba levam vantagem na atribuição de salários, seguidos pelos de Londrina e Maringá, respectivamente.
Downloads
Publicado
2011-06-01
Como Citar
Rocha, M. A. A., & Campos, M. de F. de S. (2011). Desigualdades salariais no mercado de trabalho urbano no Paraná: uma aplicação da metodologia de Heckman. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (112), 47–71. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/37
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).