Gestão do desenvolvimento regional e estratégias de políticas de apoio a arranjos produtivos locais: APLs tradicionais e de nova geração ou sistemas territoriais de produção
Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Arranjos produtivos locais, APLResumo
Dentre as críticas que vêm sendo realizadas às políticas de apoio a APLs no Brasil, as mais persistentes se referem a uma alegada visão “administrativa” e/ou “localista” dessa política. Administrativa, porque reduz a política a uma questão principalmente relacionada à administração, gestão ou governança do APL tendo por referência “casos de sucesso”, em geral de regiões mais desenvolvidas e, portanto, muitas vezes descontextualizados da realidade local. Localista, porque permeia a política, a concepção de que a escala local tem poder ilimitado de criar as suas próprias condições de dinamismo. Esse artigo tem por objetivo, contrapor a essas críticas, algumas questões estratégicas que a política de apoio aos APLs poderia levar em consideração, visando a fortalecer, nessa política, uma dimensão territorial, transformando o seu padrão e induzindo à configuração de arranjos produtivos de nova geração ou sistemas territoriais de produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).