Estimativas do impacto esperado no emprego e renda salarial do Programa Paraná 12 meses nos Municípios do Estado

Autores

  • Joilson Dias Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria Helena Ambrosio Dias Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Programa Paraná 12 Meses, Emprego formal, Painéis de Dados

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto esperado do Programa Paraná 12 meses no período de 1999 a 2003, para os quais há dados individualizados dos municípios. Conforme análise dos dados, os investimentos totais no período ultrpapassaram R$283,0 milhões de reais. A metodologia utilizada foi a de coeficientes multiplicadores de emprego e de renda salarial, estimados por Nunes (2010). O coeficente de impacto sobre o emprego para o período estima a geração de empregos diretos e indiretos superior a 35 mil, sendo que o projeto divulgado pelo Governo do Estado previa a geração de empregos acima de 38 mil. Estes valores são válidos para uma perspectiva de curto prazo e medidos ano a ano. A geração de renda direta e indireta estimada é superior a R$78,0 milhões de reais. Estes resultados demonstram o possível impacto positivo do projeto sobre a economia paranaense no período.

Biografia do Autor

Joilson Dias, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós Doutor pela University Of South Carolina. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Helena Ambrosio Dias, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós Doutora University Of South Carolina. Professora Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Dias, J., & Ambrosio Dias, M. H. (2012). Estimativas do impacto esperado no emprego e renda salarial do Programa Paraná 12 meses nos Municípios do Estado. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (117), 105–121. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/408

Edição

Seção

Artigos