Concentração de renda no Paraná: uma análise das aposentadorias e pensões entre 1988 e 2008

Autores

  • Flavio Braga de Almeida Gabriel Universidade de São Paulo - USP
  • Carlos Roberto Ferreira Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Distribuição de Renda, Sistema Previdenciário, Decomposição do Índice de Gini

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a contribuição das aposentadorias e pensões para a desigualdade da distribuição do rendimento domiciliar per capita no Paraná e Paraná Rural para o período de 1988 a 2008. Foi elaborada a revisão da literatura trazendo o limiar do debate sobre a contribuição das aposentadorias e pensões para a concentração de renda e suas principais conclusões para o Paraná. Como metodologia utilizou-se a decomposição do Índice de Gini, tendo como parâmetro a distribuição do rendimento domiciliar per capita do Brasil e Brasil Rural. Como resultados, destaca-se a participação crescente das aposentadorias e pensões na formação da renda domiciliar per capita para todos os grupos analisados nos anos pós-1992, explicada pelas políticas sociais e econômicas do período, principalmente pelas contribuições legais instituídas pela Constituição de 1988.

Biografia do Autor

Flavio Braga de Almeida Gabriel, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando na USP.

Carlos Roberto Ferreira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Economista, Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Almeida Gabriel, F. B. de, & Ferreira, C. R. (2012). Concentração de renda no Paraná: uma análise das aposentadorias e pensões entre 1988 e 2008. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (117), 79–104. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/410

Edição

Seção

Artigos