A migração internacional na Amazônia brasileira
Palavras-chave:
Migração Internacional, Fronteira Norte, Áreas de FronteiraResumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma avaliação da imigração internacional na Amazônia brasileira, dando especial ênfase aos migrantes provenientes de países que fazem fronteira com a Amazônia, como Peru, Bolívia, Colômbia e Paraguai. A ideia é analisar esses migrantes, comparando informações de idade, nível de escolaridade e de renda, sexo e ocupação no destino, assim como o período em que chegaram ao País. Também é mostrado o padrão de localização desses migrantes, se residem em municípios perto da fronteira, de grandes cidades, capitais estaduais ou não. Para isso, são utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e da Contagem Populacional de 2007.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
