A migração internacional na Amazônia brasileira

Autores

  • Alberto Augusto Eichman Jakob Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Migração Internacional, Fronteira Norte, Áreas de Fronteira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma avaliação da imigração internacional na Amazônia brasileira, dando especial ênfase aos migrantes provenientes de países que fazem fronteira com a Amazônia, como Peru, Bolívia, Colômbia e Paraguai. A ideia é analisar esses migrantes, comparando informações de idade, nível de escolaridade e de renda, sexo e ocupação no destino, assim como o período em que chegaram ao País. Também é mostrado o padrão de localização desses migrantes, se residem em municípios perto da fronteira, de grandes cidades, capitais estaduais ou não. Para isso, são utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e da Contagem Populacional de 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Augusto Eichman Jakob, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Estatístico, Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador e membro do Conselho Técnico Científico e do Conselho Superior do Núcleo de Estudos de População (NEPO), e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Demografia, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2012-02-15

Como Citar

Eichman Jakob, A. A. (2012). A migração internacional na Amazônia brasileira. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (121), 91–114. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/422

Edição

Seção

Dossiê: Migrações, Políticas Públicas e Desigualdades Regionais - Organização: Ricardo Rippel