Porque as regiões metropolitanas no Brasil são regiões mas não são metropolitanas
Palavras-chave:
Metrópole, Região metropolitana, Estado do Paraná, Institucionalidades, EspacialidadesResumo
Este texto visa contribuir com reflexões acerca da dinâmica de criação das regiões metropolitanas no Brasil e da dissociação existente entre tal dinâmica e o processo de metropolização. Parte-se do pressuposto de que a ausência de uma política metropolitana de âmbito nacional e a falta de definição clara dos critérios para constituição das regiões metropolitanas resultaram numa grande diversidade de motivações para sua implementação, que variam de acordo com os interesses estaduais. No Estado do Paraná, por exemplo, se às três regiões metropolitanas institucionalizadas fossem somadas aquelas propostas à Assembleia Legislativa entre os anos de 1998 e 2011, mais da metade do território paranaense seria constituída por regiões metropolitanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
