Uma Análise dos Retornos Salariais em Escolaridade para o Estado do Paraná de 1995 e 2009

Autores

  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Priscila Calado Games Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Palavras-chave:

Retornos Salariais. Educação. Estado do Paraná.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o comportamento dos retornos salariais em escolaridade para o Estado do Paraná utilizando as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1995 e 2009 e a estimação de modelos de regressão, com correção para viés de seletividade. Os resultados do trabalho sugerem que as faixas mais elevadas de educação são as que trazem os maiores retornos, tendo apresentado, em geral, uma diminuição no ano de 2009, em relação ao ano de 1995. Desse modo, verifica-se uma redução na desigualdade da distribuição dos salários em função da redução dos retornos em escolaridade do paranaense.

Biografia do Autor

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Economista. Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ-USP Pos-doutorado na Universidade de Brasília UnB, Professora associada da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

 

Priscila Calado Games, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Graduada em economia pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Cunha, M. S. da, & Games, P. C. (2013). Uma Análise dos Retornos Salariais em Escolaridade para o Estado do Paraná de 1995 e 2009. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 157–174. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/468