Pegada Ecológica: percepção de crianças em caminhadas na natureza

Autores

  • Alex Elias Antun Universidade da Região de Joinville - Univille, Joinville, SC
  • Nelma Baldin Universidade da Região de Joinville - Univille, Joinville, SC

Palavras-chave:

Percepção infantil. Educação ambiental. Pegada ecológica. Sensibilização ambiental. Saúde e qualidade de vida.

Resumo

O artigo tem por objetivo demonstrar o quanto crianças ficam sensibilizadas ao serem confrontadas com as marcas que deixamos no planeta. O estudo que o subsidia versa sobre a Pegada Ecológica (Ecological Footprint), e a experiência prática se dá por meio de caminhadas ecológicas com crianças de 9 a 10 anos de idade (4os e 5os anos do ensino fundamental) na cidade de Guaratuba, Paraná. A pegada ecológica foi pensada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da natureza utilizamos para sustentar o nosso estilo de vida. Para o estudo da percepção das crianças quanto às marcas deixadas por onde passamos aplicou-se o questionário – já validado – da Ecological Footprint e as crianças participantes foram avaliadas mediante a pontuação obtida com a somatória de cada uma das respostas dadas às questões sobre os componentes relevantes para o cálculo da pegada ecológica: a energia elétrica em casa; a energia elétrica na escola; a alimentação em casa; a alimentação na escola; a água; o consumo; o transporte e a coleta seletiva de resíduos sólidos. A pontuação final demonstra um valor bastante alto da pegada ecológica, ressaltando um consumo desenfreado e revelando a forma de viver dessas crianças. Mas, essencialmente, evidencia-se a percepção afetiva e valorativa dessas crianças ao meio ambiente. Com esse resultado, constatou-se a importância de atividades de Educação Ambiental para levar à sensibilização quanto à preservação do meio ambiente e do planeta Terra.

Biografia do Autor

Alex Elias Antun, Universidade da Região de Joinville - Univille, Joinville, SC

Mestrado em Saude e Meio Ambiente pela UNIVILLE. Especialização em Fisioterapia Ortopedia Traumatologica e Desportiva pela Faculdade Evangelica do Parana. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Guaratuba. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Ortopedica Traumatologica Desportiva e hidrocinesioterapia

Nelma Baldin, Universidade da Região de Joinville - Univille, Joinville, SC

Doutora em Educação pela PUCSP. Professora do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente do Mestrado em Educação da Univille.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Antun, A. E., & Baldin, N. (2013). Pegada Ecológica: percepção de crianças em caminhadas na natureza. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 245–265. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/492