A indústria automobilística, o trabalho e o capital migrante em novas regiões produtivas brasileiras
Palavras-chave:
Indústria automobilística, Relocalização, Capitalismo, Trabalho, Crise mundialResumo
Análise da dinâmica do capital e trabalho na indústria automobilística no movimento de relocalização das montadoras em território brasileiro desde a década de 1990. Em conjuntura mundial de reorganização da produção e intensificação do comércio de veículos, essa indústria alinha-se aos moldes da mais recente globalização da economia, onde se cruzam os investimentos, e marca a inserção do País entre aqueles emergentes no capitalismo contemporâneo. A discussão do processo de concentração/desconcentração da indústria automobilística, que se distribui geograficamente, toma como base a informação estatística de dados e a literatura pertinente para apresentar resultados, levando em consideração os efeitos da mais recente crise em nível global sobre a expansão da economia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
