Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente
Palavras-chave:
Conselhos. Participação. Instrumentos de Gestão. Valores. Gestão Social.Resumo
O presente artigo investiga os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que se valeu de um estudo de casos múltiplos com CMDCAs, selecionados a partir do Programa de Destinação de Recursos para Conselhos apoiados pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). A investigação ocorreu no período de março de 2009 a maio de 2011. A metodologia compreendeu aplicação de questionários, revisão da bibliografia e análise documental do Regimento Interno e Resoluções dos Conselhos. A teoria de valores de Schwartz foi empregada como referência na construção do segundo questionário. Os resultados apontaram que os instrumentos de gestão social, no estudo reconhecidos como diagnóstico da situação, plano de trabalho, orçamento, metas e resultados, impactos esperados, monitoramento, critérios para liberação de recursos, parcerias, capacitação dos conselheiros e meio de comunicação, ainda são práticas a serem implementadas nos Conselhos, e os valores do espaço público e da Política Nacional não são percebidos na mesma ordem de importância pelos presidentes e conselheiros, sinalizando relação de conflito entre esses atores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-12
Como Citar
Almeida, E. A. C., & de Souza Cabral, E. H. (2013). Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 267–290. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/524
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
