Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente

Autores

  • Elizabeth Aparecida Costa Almeida Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG
  • Eloisa Helena de Souza Cabral Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, SP

Palavras-chave:

Conselhos. Participação. Instrumentos de Gestão. Valores. Gestão Social.

Resumo

O presente artigo investiga os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que se valeu de um estudo de casos múltiplos com CMDCAs, selecionados a partir do Programa de Destinação de Recursos para Conselhos apoiados pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). A investigação ocorreu no período de março de 2009 a maio de 2011. A metodologia compreendeu aplicação de questionários, revisão da bibliografia e análise documental do Regimento Interno e Resoluções dos Conselhos. A teoria de valores de Schwartz foi empregada como referência na construção do segundo questionário. Os resultados apontaram que os instrumentos de gestão social, no estudo reconhecidos como diagnóstico da situação, plano de trabalho, orçamento, metas e resultados, impactos esperados, monitoramento, critérios para liberação de recursos, parcerias, capacitação dos conselheiros e meio de comunicação, ainda são práticas a serem implementadas nos Conselhos, e os valores do espaço público e da Política Nacional não são percebidos na mesma ordem de importância pelos presidentes e conselheiros, sinalizando relação de conflito entre esses atores.

Biografia do Autor

Elizabeth Aparecida Costa Almeida, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, MG

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Governador Valadares. MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Responsabilidade Social pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MG e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA.

Eloisa Helena de Souza Cabral, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, SP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora Titular de Sociologia da Faculdade de Administração da Fundação Armando Álvares Penteado, é membro do ISTR International Society for Third Sector Research, da Universidade Johns Hopkins, Baltimore USA e do CIRIEC-Brasil, International Centre of Research and Information on the Public, Social and Cooperative Economy. Integra o NEATS-Núcleo de Estudos Avançados no Terceiro Setor, da PUC-SP e foi pesquisadora visitante do CES Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Na área privada dirige a empresa Tempo: Avaliação e Gestão Social Ltda. Atualmente desenvolve metodologias de avaliação de valores pessoais e organizacionais e investiga o vínculo dos valores com os processos de escolha social. Realiza atividades de pesquisa e consultoria em avaliação econômica e de impacto, sociologia econômica, qualidade de vida, responsabilidade social e sustentabilidade, terceiro setor e gestão social.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Almeida, E. A. C., & de Souza Cabral, E. H. (2013). Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 34(124), 267–290. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/524