Pré-sal, Desenvolvimento Industrial e Inovação
Palavras-chave:
Maldição dos recursos naturais. Indústria do petróleo. Petrobras. Políticas de inovação.Resumo
Este artigo trata dos desafios que a descoberta de grandes reservatórios petrolíferos no pré-sal coloca para a economia e a sociedade brasileiras. Esses desafios são de natureza tecnológica mas também econômica e institucional. O texto analisa quais são esses desafios, apoiando-se nas evoluções recentes que ocorreram na indústria do petróleo brasileira. Para compreender esses fatos, discute-se a literatura que trata da doença holandesa e da “maldição dos recursos naturais”. Busca-se mostrar que a situação brasileira apresenta grandes potencialidades em termos de desenvolvimento tecnológico e de expansão da produção, com a clara perspectiva de que o País venha a se tornar exportador de petróleo. Porém, baseando-se em evidências da evolução tanto da Petrobras quanto da indústria de fornecedores no período pós-descobertas do pré-sal e do quadro institucional, o artigo aponta para os riscos de que o País reproduza alguns dos problemas apontados pela literatura internacional sobre a maldição dos recursos naturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).