As UPPs, as Elites e a Imprensa: militarização e consumo no processo de “pacificação” de favelas do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
UPP. Pacificação. Imprensa. Militarização. Consumo.Resumo
O artigo aborda as relações entre a agenda midiática e a agenda política da segurança pública no Rio de Janeiro. Analisa a construção simbólica das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nos discursos dos jornais O Globo e Extra, tomando o conceito de representação social como estratégia teórico-metodológica para abordar o problema da “violência urbana”. Como resultado, observa a hibridização dos discursos de militarização e de consumo nas relações entre a segurança pública, as elites e a imprensa na conjuntura que faz do Rio de Janeiro uma “cidade de negócios” orientada para os “megaeventos” esportivos, uma cidade onde o medo da violência física e os sonhos dos consumidores fecham conexões de sentido com a demanda de manutenção da ordem pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-26
Como Citar
Almendra, D. (2014). As UPPs, as Elites e a Imprensa: militarização e consumo no processo de “pacificação” de favelas do Rio de Janeiro. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 35(126), 61–89. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/696
Edição
Seção
Dossiê: Sociologia da Violência. Org.: Prof. Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moraes
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
