A Implantação de Indústrias Automobilísticas em São José dos Pinhais e seus Efeitos nos Indicadores Sociais

Autores

  • Camila Simoni Junqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Simone Aparecida Polli Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Indústria automobilística. São José dos Pinhais. Desenvolvimento econômico. Desenvolvimento social. Indicadores sociais.

Resumo

Este artigo visa discutir se o incentivo à implantação de indústrias automobilísticas no município de São José dos Pinhais, na segunda metade da década de 1990, logrou obter resultados satisfatórios para além do aumento do PIB municipal. A partir de uma revisão bibliográfica acerca do histórico brasileiro de incentivo às indústrias automobilísticas, os dados levantados demonstram que o comportamento dos indicadores sociais no município não foi muito diferente da situação estadual e da Região Metropolitana de Curitiba. Conclui-se que os benefícios econômicos decorrentes da implantação de grandes montadoras são concentrados nas mãos de poucos e não representam melhoria da situação social da população.

 

Biografia do Autor

Camila Simoni Junqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Direito (2007) e em Arquitetura e Urbanismo (2000), ambos pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é advogada no Município de São José dos Pinhais. Possui ainda experiência profissional nas áreas de planejamento urbano e regional, preservação do patrimônio cultural e propriedade agrária. Tem pesquisas nas áreas de Direito Civil (direitos reais) e Direito Processual (processo coletivo e do trabalho). Atualmente é aluna do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Simone Aparecida Polli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Junqueira, C. S., & Polli, S. A. (2016). A Implantação de Indústrias Automobilísticas em São José dos Pinhais e seus Efeitos nos Indicadores Sociais. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 37(131), 141–157. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/818