La Implantación de Industrias Automovilísticas en São José dos Pinhais e sus Efectos sobre Indicadores Sociales

Autores/as

  • Camila Simoni Junqueira Graduada em Direito (2007) e em Arquitetura e Urbanismo (2000), ambos pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é procuradora no Município de Pinhais.
  • Simone Aparecida Polli Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Palabras clave:

Industria automovilística. São José dos Pinhais. Desarrollo económico. Desarrollo social. Indicadores sociales.

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir si los incentivos a la implementación de industrias automovilísticas en São José dos Pinhais, Paraná, en la segunda mitad de la década de 1990, obtuvieron resultados satisfactorios, además de aumentar el PIB local. Tras una revisión de la literatura sobre la historia de Brasil y sus incentivos a los fabricantes de automóviles, se demostró que el comportamiento de los indicadores sociales en la ciudad no fue muy distinto de la situación de Paraná y la Región Metropolitana de Curitiba en conjunto. Se concluye que los beneficios económicos que resultaron de la implantación de grandes fabricantes de automóviles se concentran en manos de una élite y no mejoran la situación social de los ciudadanos.

Biografía del autor/a

Camila Simoni Junqueira, Graduada em Direito (2007) e em Arquitetura e Urbanismo (2000), ambos pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é procuradora no Município de Pinhais.

Graduada em Direito (2007) e em Arquitetura e Urbanismo (2000), ambos pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é advogada no Município de São José dos Pinhais. Possui ainda experiência profissional nas áreas de planejamento urbano e regional, preservação do patrimônio cultural e propriedade agrária. Tem pesquisas nas áreas de Direito Civil (direitos reais) e Direito Processual (processo coletivo e do trabalho). Atualmente é aluna do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Simone Aparecida Polli, Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

Junqueira, C. S., & Polli, S. A. (2016). La Implantación de Industrias Automovilísticas en São José dos Pinhais e sus Efectos sobre Indicadores Sociales. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 37(131), 141–157. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/818