City Manager: uma análise bibliométrica do período 1950-2016
Palavras-chave:
City Manager. Municípios. Gestão Pública. Administração Pública.Resumo
Este artigo consiste em um estudo bibliométrico envolvendo a temática do City Manager, com o objetivo geral de caracterizar a produção científica sobre o tema. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO utilizando a palavra-chave City Manager. Identificou-se um total de 66 artigos publicados no período de 1950 a 2016, atendendo aos critérios de inclusão. Verificou-se que o país com maior número de publicações e mais citado nos textos foram os Estados Unidos. A maior parte dos artigos concentrou-se na década de 2010; um único autor foi responsável por mais de 5% do total de publicações; e duas universidades concentraram 20% das publicações. Três revistas foram responsáveis por 44% das publicações. Por fim, identificou-se que o assunto mais tratado pelos textos foram as características da profissão de City Manager. Evidenciou-se que os trabalhos ainda estão concentrados no país de surgimento da posição (EUA) e há poucas instituições de ensino e autores. O quantitativo de trabalhos, porém, encontra-se em crescimento ao longo das décadas, indicando a preocupação com a profissionalização da gestão municipal. A análise dos textos permitiu reconhecer a necessidade de um estudo que seja capaz de identificar se a implementação do City Manager no Brasil poderia conduzir à profissionalização dos gestores resultando na eficácia da gestão pública municipal, como ocorreu nos Estados Unidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
