City Manager: uma análise bibliométrica do período 1950-2016

Autores

  • João Augusto Wendt Mischiatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Anderson Catapan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Emerson Rogério Moleta Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

City Manager. Municípios. Gestão Pública. Administração Pública.

Resumo

Este artigo consiste em um estudo bibliométrico envolvendo a temática do City Manager, com o objetivo geral de caracterizar a produção científica sobre o tema. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO utilizando a palavra-chave City Manager. Identificou-se um total de 66 artigos publicados no período de 1950 a 2016, atendendo aos critérios de inclusão. Verificou-se que o país com maior número de publicações e mais citado nos textos foram os Estados Unidos. A maior parte dos artigos concentrou-se na década de 2010; um único autor foi responsável por mais de 5% do total de publicações; e duas universidades concentraram 20% das publicações. Três revistas foram responsáveis por 44% das publicações. Por fim, identificou-se que o assunto mais tratado pelos textos foram as características da profissão de City Manager. Evidenciou-se que os trabalhos ainda estão concentrados no país de surgimento da posição (EUA) e há poucas instituições de ensino e autores. O quantitativo de trabalhos, porém, encontra-se em crescimento ao longo das décadas, indicando a preocupação com a profissionalização da gestão municipal. A análise dos textos permitiu reconhecer a necessidade de um estudo que seja capaz de identificar se a implementação do City Manager no Brasil poderia conduzir à profissionalização dos gestores resultando na eficácia da gestão pública municipal, como ocorreu nos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Augusto Wendt Mischiatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Pós-graduado em MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela UNINTER. Administrador pela Concord University (EUA).

Anderson Catapan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutor em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), . Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado ao Departamento de Gestão e Economia (DAGEE). Também, atua como professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGA), assim como do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP). Desde 2015, atua como editor-chefe da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento.

Emerson Rogério Moleta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Bacharel em Direito - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - UEPG/PR.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Wendt Mischiatti, J. A., Catapan, A., & Moleta, E. R. (2017). City Manager: uma análise bibliométrica do período 1950-2016. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(132), 181–193. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/826