Análise das Condições Socioeconômicas e Vulnerabilidades Produtivas dos Agricultores Familiares Pobres do Paraná

Autores

  • Marcio Gazolla UTFPR - Campus Pato Branco/PR
  • Joacir Rufino de Aquino UERN
  • André Luiz Simonetti UTFPR - Campus Pato Branco/PR

Palavras-chave:

Agricultores familiares pobres, Capacitações e meios de vida, PRONAF B, Paraná, desenvolvimento regional e rural

Resumo

Neste artigo busca-se analisar as condições socioeconômicas e produtivas dos agricultoresfamiliares pobres do Estado do Paraná, com vistas a traçar um perfil deste grupo social e melhor compreender suas vulnerabilidades sociais. Para isto, foram utilizados dados doCenso Agropecuário do IBGE (2006), mais especificamente estratificando os agricultoresfamiliares (AF) e não familiares (ANF) pela Lei da Agricultura Familiar de 2006, separandodos demais agricultores familiares os do Grupo B do PRONAF, com base nos critériosvigentes no Plano Safra 2006/2007. Teoricamente, o enfoque utilizado para compreender asituação socioeconômica desses agricultores é o da Teoria das Capacitações de Amartya Sen, operacionalizada pelo approach de Frank Ellis, com base em cinco tipos de capitais/ativos dos agricultores pobres (natural, humano, financeiro, físico e social). Os dados evidenciam que mais de 1/3 dos agricultores familiares paranaenses são pobres (36,25%). Suas principais vulnerabilidades sociais que os impedem de se desenvolverem com liberdade são as restrições de área, baixo nível tecnológico e de instrução formal, idade avançada, pouca organização social, não recebimento de assistência técnica e baixas rendas agropecuárias. Os resultados evidenciam que há necessidade de melhorias quantitativas e qualitativas em sua plataforma de ativos, bem como em sua capacitação básica para que esses agricultores consigam reduzir ou mesmo eliminar suas vulnerabilidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Gazolla, UTFPR - Campus Pato Branco/PR

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS/2004) e Doutorado em Desenvolvimento Rural com Sanduíche no Exterior na Università di Pisa (Itália/2012). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - CAFW) - Campus de Frederico Westphalen - RS.

Joacir Rufino de Aquino, UERN

Mestre em Economia Rural e Regional. Professor Adjunto IV do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú).

André Luiz Simonetti, UTFPR - Campus Pato Branco/PR

Graduando em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco). Bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET).

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Gazolla, M., Aquino, J. R. de, & Simonetti, A. L. (2018). Análise das Condições Socioeconômicas e Vulnerabilidades Produtivas dos Agricultores Familiares Pobres do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 177–196. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/885

Edição

Seção

Artigos