Estratégias para Viabilizar e Fomentar a Produção de Habitação Popular Inclusiva no Município de Curitiba

Autores

  • Mario Torquato UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR
  • Eloy Fassi Casagrande Jr Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Administração Pública, Segregação socioespacial, Habitação Inclusiva

Resumo

A política de Habitação de Interesse Social brasileira adota, desde a década de 1960, modelo que produz grandes conjuntos habitacionais em áreas periféricas e usualmente segregadas. Ao passo que se assegura o atendimento habitacional, as famílias beneficiadas são privadas de acesso à cidade formal, às suas benesses e às suas oportunidades, escancarando a segregação socioespacial que caracteriza inúmeras grandes cidades brasileiras. Vislumbrando na formulação de políticas habitacionais locais uma alternativa a este modelo, a presente pesquisa propõe estratégias para viabilizar financeiramente a produção de Habitação Popular em áreas inseridas no contexto urbano, utilizando o município de Curitiba, capital do Estado do Paraná e cidade mais populosa do sul do Brasil, como objeto de estudo. A hipótese básica da proposta é que, por meio do planejamento urbano e da adequação de parâmetros de uso de ocupação do solo, seria financeiramente viável exigir a comercialização de unidades de um empreendimento habitacional a preços inferiores aos praticados pelo mercado, as quais seriam ofertadas a famílias com rendimento entre três e nove salários mínimos. A viabilidade financeira desta hipótese foi testada por meio de simulações financeiras e se mostrou viável, sob a ótica do incorporador, para as duas poligonais selecionadas para a pesquisa.

Biografia do Autor

Mario Torquato, UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Arquiteto e urbanista, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Atualmente trabalha na Companhia de Habitação Popular de Curitiba.

Eloy Fassi Casagrande Jr, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Desenhista industrial, Doutor em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente pela Universidade de Nottingham, UN, Grã-Bretanha e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico da UTL, IST, Portugal. Atualmente é professor do programa de Pós-Graduacão em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professor adjunto do doutorado interinstitucional com a Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Torquato, M., & Fassi Casagrande Jr, E. (2018). Estratégias para Viabilizar e Fomentar a Produção de Habitação Popular Inclusiva no Município de Curitiba. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 197–212. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/891

Edição

Seção

Artigos