Inventário do Ciclo de Vida de Energia e Carbono em uma produção convencional no Paraná - Brasil
Palavras-chave:
Ciclo de vida. Energia utilizada. Gases de efeito estufa. Produção alimentar.Resumo
A sustentabilidade alimentar é importante pois envolve um setor produtivo imprescindível quando considerados cenários futuros de crescimento populacional e limitação de recursos. O setor alimentar implica processos biológicos, químicos e físicos que impactam o meio ambiente de diversas maneiras: uso de energia e gases de efeito estufa (GEE), uso e contaminação da água, eutrofização, pesticidas e produtos farmacêuticos, desmatamento e desertificação, entre outros. Portanto, a análise de impactos ambientais e sustentabilidade da produção e consumo de alimentos apresenta desafios particulares tendo em vista sua complexidade. Neste trabalho, estudamos o uso de energia e a emissão de GEE na produção de milho, soja e trigo por métodos convencionais com agroquímicos no Estado de Paraná, Brasil. Foram obtidos dados dos insumos e maquinário utilizado, sendo realizado o inventário de ciclo de vida. Os resultados mostram que o maior impacto energético e de gases de efeito estufa é gerado, para o milho e o trigo, pelo uso de fertilizantes, e para a soja no uso, de herbicidas. O combustível utilizado no maquinário agrícola é o terceiro em importância tanto em energia como em GEE. Além disso, avaliou-se a mão de obra na propriedade, determinando que sua incidência é mínima se comparada com outros impactos. Os resultados por kg de produto na porta da fazenda mostram valores similares aos obtidos em produções comparáveis da Europa e Estados Unidos. Conclui-se desta análise que a sustentabilidade da provisão alimentar atual depende em grande medida de insumos externos às propriedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
