A Insegurança Alimentar e a Ordem Neoliberal: desafios para uma agenda contra-hegemônica
Palavras-chave:
Sistema agroalimentar. Insegurança alimentar. Neoliberalismo.Resumo
Este artigo contém uma discussão sobre os obstáculos formados ao longo da consolidação da ordem econômica mundial, com base em princípios neoliberais, para uma agenda de segurança alimentar nacional e internacional. A ordem alimentar mundial atual se formou no contexto da abertura dos países às estratégias de investidores internacionais e aos fluxos comerciais e financeiros. Ao se verificar a primazia dos mercados, o alcance de uma agenda de segurança e soberania alimentar executada por governos nacionais tende a enfrentar barreiras crescentes. Essa avaliação está amparada nas evidências contundentes de agravamento das desigualdades sociais, as quais resultam de um enfraquecimento do Estado e de uma incapacidade do modelo econômico dominante de promover crescimento e distribuição de renda. Além dessas condições gerais, desafios são detectados também na dinâmica do sistema agroalimentar, principalmente oriundos do forte protagonismo das grandes corporações em toda a extensão da cadeia produtiva de alimentos, envolvendo os rumos do comércio internacional, o formato dos sistemas produtivos e o padrão de consumo alimentar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-05
Como Citar
de Paula, N. M. (2018). A Insegurança Alimentar e a Ordem Neoliberal: desafios para uma agenda contra-hegemônica. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 23–37. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/942
Edição
Seção
Dossiê: Estratégias para uma agenda de segurança alimentar e nutricional. Org. Prof. Dr. Nilson de Paula
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
