A Dualidade de Abordagem na Organização Mundial do Comércio para a Segurança Alimentar
Palavras-chave:
Organização Mundial do Comércio (OMC). Governança internacional. Desenvolvimento. Segurança alimentar.Resumo
A Organização Mundial do Comércio (OMC), como instituição promotora da governança global para o comércio, é um dos foros nos quais se busca uma solução para o problema da insegurança alimentar. Há na organização uma abordagem dual em relação ao tema, revelando-se os direcionamentos liberal e protecionista. Esse posicionamento tem sido observado nas demandas apresentadas por coalizões de países em desenvolvimento formadas no âmbito da OMC que têm como foco a agricultura e a alimentação. Assim, nas negociações durante a presente Rodada Doha, o liberalismo é questionado como única via para o alcance do crescimento econômico e do desenvolvimento. Nesse sentido, contrariamente à vocação liberal da OMC, foi aprovada na organização uma cláusula que permite aos países em desenvolvimento subsidiarem compras de alimentos para formação de estoques públicos de alimentos para a segurança alimentar. Dessa forma, por meio dessa medida, destaca-se que a busca pelo desenvolvimento pode contemplar não somente o caminho do liberalismo, embora este esteja na essência da organização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-05
Como Citar
Rodrigues Dolzan, R. (2018). A Dualidade de Abordagem na Organização Mundial do Comércio para a Segurança Alimentar. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 39–49. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/943
Edição
Seção
Dossiê: Estratégias para uma agenda de segurança alimentar e nutricional. Org. Prof. Dr. Nilson de Paula
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
