Participação e Controle Social do Sistema de Justiça no Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil

Autores

  • Míriam Villamil Balestro Floriano
  • Irio Luiz Conti Instituto Superior de Filosofia Berthier. AC Passo Fundo Centro 99001970 - Passo Fundo, RS - Brasil

Palavras-chave:

Direito humano à alimentação adequada. Sociedade civil. Controle social.

Resumo

Este artigo visa traçar uma trajetória do marco legal do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), exsurgindo a sociedade civil organizada como protagonista dos avanços verificados nas políticas públicas para a sua realização. Com metodologia descritiva, analisa-se a relação entre a pressão social e os avanços obtidos nesse tema no Brasil, com o necessário controle social sobre o sistema de justiça para que as garantias insculpidas em Tratados Internacionais, na Constituição Federal e em legislações afetas ao DHAA sejam postas em prática pelos operadores do direito. Medidas mais efetivas para a implementação do DHAA originam-se na abertura democrática, que favorece a participação e o diálogo entre a sociedade civil e o Estado em conselhos e conferências, que se legitimam como formas de mobilização pela construção, implementação e monitoramento de políticas públicas. A consolidação desses espaços tem relação com os mecanismos de exigibilidade do DHAA, que devem ser garantidos pelo Estado e pelo sistema de justiça, para assegurar as garantias jurídicas inerentes ao DHAA, em especial o dever de progressividade e a proibição de retrocessos nos avanços verificados. Para tanto, é necessário assegurar à população o desfrute dos direitos civis e políticos próprios do Estado democrático de direito, os quais lhe possibilitam a ocupação de espaços públicos e o exercício do controle social na efetivação das garantias jurídicas conferidas ao DHAA, mas requerem permanente vigilância da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Villamil Balestro Floriano

Doutora em Sociologia Juridica e Instituições Políticas pela Universidad de Saragoza, Espanha. Promotorade Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Brasil, e membro da Fian Brasil.

Irio Luiz Conti, Instituto Superior de Filosofia Berthier. AC Passo Fundo Centro 99001970 - Passo Fundo, RS - Brasil

Doutor em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), Mestre em Sociologia (UFRGS) e Especialista em Direitos Humanos (CESUSC). Graduado em Teologia pelo Instituto Missioneiro de Teologia com Licenciatura em Filosofia (UPF). É professor convidado no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo e no PLAGEDER/PGDR/UFRGS. Membro fundador e ex-presidente da FIAN Brasil, ex-presidente da FIAN Internacional (Foodfirst Information & Action Network - período 2008-2012) e conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Villamil Balestro Floriano, M., & Conti, I. L. (2018). Participação e Controle Social do Sistema de Justiça no Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 51–66. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/944

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para uma agenda de segurança alimentar e nutricional. Org. Prof. Dr. Nilson de Paula