Produção de Commodities pela Agricultura Familiar: insegurança alimentar e novos desafios ao PRONAF

Autores

  • Angelita Bazotti Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Luzia Bucco Coelho

Palavras-chave:

PRONAF. Insegurança alimentar. Agricultura familiar. Commodities.

Resumo

A insegurança alimentar e nutricional e a fome são problemas sociais e econômicos que refletem a desigualdade social e a pobreza no Brasil. Soma-se a eles a insuficiência de políticas públicas que alterem as estruturas geradoras dessas assimetrias sociais. Esforços têm sido feitos para transformar esse quadro, com destaque para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o qual tem apoiado a agricultura familiar e incentivado a produção de alimentos, embora tenha estimulado, também, a produção de commodities globais. O objetivo do artigo é analisar as mudanças ocorridas na produção agrícola da agricultura familiar tendo como base a distribuição dos contratos do PRONAF Custeio entre os produtos e o aumento da produção de commodities em detrimento de alimentos básicos. Os dados examinados referem-se ao PRONAF Custeio no período de 1995 até 2015 disponibilizados pelo Banco Central. O argumento central é de que a comoditização da agricultura familiar não necessariamente coloca os agricultores familiares em insegurança alimentar. Entretanto, como demonstrado neste estudo, um aprofundamento desse processo pode pôr em risco a segurança alimentar da sociedade em geral, mesmo que uma diversificação de produtos financiados pelo PRONAF reforce os sistemas produtivos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Bazotti, Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) com atuação no projeto de monitoramento e avaliação do Projeto Multissetorial do Paraná.

Luzia Bucco Coelho

Administradora. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná,Brasil. Doutora em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PortoAlegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora do Grupo Agricultura e Sistemas Agroalimentares da UFPR.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Bazotti, A., & Bucco Coelho, L. (2018). Produção de Commodities pela Agricultura Familiar: insegurança alimentar e novos desafios ao PRONAF. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 38(133), 113–129. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/948

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para uma agenda de segurança alimentar e nutricional. Org. Prof. Dr. Nilson de Paula