CRESCIMENTO ECONÔMICO NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES REGIONAIS
Keywords:
Economia Paranaense, Estrutura Produtiva, Teorias da Localização, Nível de Crescimento, Ritmo de CrescimentoAbstract
A região Oeste do Paraná vem se destacando no cenário estadual demonstrando um elevado grau de desenvolvimento socioeconômico em relação ao restante do estado, possuindo a segunda colocação em termos de Produto Interno Bruto per capita em 2015. A fim de analisar a dinâmica de crescimento desta região, este trabalho propôs a utilização de indicadores de ritmo e nível de crescimento econômico aplicados a todos os municípios desta região, além de verificar quais atividades econômicas apresentaram maior destaque no desempenho econômico destes municípios. Como embasamento teórico, foi realizada uma revisão empírica e uma breve explanação dos principais autores relacionados ao desenvolvimento econômico regional. Pelos resultados encontrados, 40% dos municípios foram classificados como deprimidos, seguido de 36% dos municípios classificados como em desenvolvimento. Apenas 16% foram classificados como municípios desenvolvidos em expansão, destacando-se os municípios de Cafelândia e Entre Rios do Oeste. Pela análise do QL e do valor adicionado bruto, foi verificado diferentes participações das atividades econômicas em cada um dos municípios, sendo alguns mais especializados na agropecuária. Concluiu-se que o crescimento destes municípios foi heterogêneo e desigual, corroborando com os resultados encontrados na literatura de haver uma clara disparidade entre o crescimento dos municípios da região Oeste.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
