MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA DOS MUNICÍPIOS CANAVIEIROS NO BRASIL
Keywords:
Cana-de-açúcar. Análise Fatorial. Índice de Modernização. Municípios. Censo Agropecuário.Abstract
O objetivo deste trabalho foi quantificar e analisar a modernização do setor agrícola dos 100 maiores municípios produtores de cana-de-açúcar de 2017. O procedimento metodológico adotado foi a análise fatorial para a formação de quatro subíndices e um Índice de Modernização Agrícola (IMA). A fonte dos dados foi o Censo Agropecuário de 2017. Os resultados obtidos mostram que os dez municípios com melhor IMA são paulistas, com exceção de Campo Novo do Parecis (MT). Entre os dez piores, apenas dois são paulistas (Castilho e Teodoro Sampaio). Dos 100 maiores municípios canavieiros, 28% foram classificados com alta modernização, 37% com média e 35% com baixa modernização. Os resultados indicam haver persistência da heterogeneidade da modernização agrícola e superioridade de alguns municípios paulistas. Posto isso, existe a necessidade de políticas para, reduzir heterogeneidades, aumentar a competitividade do setor e ações para enfrentar momentos de crise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).