DESASTRES URBANOS E A CONJUNTURA ECONÔMICA: O CASO DE MARIANA-MG

Authors

  • Thiago Cavalcante Simonato Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG
  • Aline Souza Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG
  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Keywords:

Desastre de Mariana. Conflitos Ambientais. Economia dos Desastres, Mineração. Economia regional.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios para o debate do papel de aspectos econômicos conjunturais sobre a ocorrência de desastres ambientais/urbanos, como o ocorrido em Mariana-MG envolvendo o setor de mineração. O conflito entre o espaço urbano e a atividade minerária já tem sua relevância conhecida, bem como seus desdobramentos. Entretanto, fatores econômicos de grande importância para a construção do cenário do desastre podem passar despercebidos. Nesse ponto, se faz necessário não só uma releitura da relação entre o espaço reprodutivo (urbano) e o produtivo mineral, como também uma avaliação cautelosa do cenário do mercado internacional de minério e suas implicações no planejamento produtivo nacional que podem ter contribuído na formação das circunstâncias do evento.

Author Biographies

Thiago Cavalcante Simonato, Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG

Mestre em Economia e Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG).

Aline Souza Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG

Doutora em Economia Regional pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Published

2022-08-03

How to Cite

Simonato, T. C., Magalhães, A. S., & Domingues, E. P. (2022). DESASTRES URBANOS E A CONJUNTURA ECONÔMICA: O CASO DE MARIANA-MG. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(141). Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1205

Issue

Section

Dossiê: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico Regional e Nacional. Organizador Professor Luciano Nakabashi