Os mercados internacionais, a especulação cambial e os limites dos bancos centrais

Authors

  • Marcos Antonio Macedo Cintra Universidade Ibirapuera

Abstract

Este artigo está composto por quatro seções. Na primeira, procuraremos explicar a dinâmica dos mercados internacionais de capitais contemporâneos, ou seja, das finanças diretas globalizadas. Na seguunda, destacaremos o papel dos instrumentos derivativos, que contraditoriamente aumentam a previsibilidade dos agentes econômicos, pois possibilitam um processo de trânsferencia de risco de preços (plano micro). Na terceira seção, caracterizaremos os mercados de moeda e a dinâmica dos movimentos cambiais especulativos. Nas considerações finais, tentaremos argumentar que os movimentos internacionais de capitais geram, simultaneamente, oportunidades e riscos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Antonio Macedo Cintra, Universidade Ibirapuera

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador da Diretoria de Economia do Setor Público da Fundap e professor na Universidade Ibirapuera.

Published

2011-10-25

How to Cite

Cintra, M. A. M. (2011). Os mercados internacionais, a especulação cambial e os limites dos bancos centrais. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (90), 67–103. Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/322

Issue

Section

Artigos