Urban and regional arrangements in Brazil: the modified content of concentration and inequality
Keywords:
Arranjos Urbano-Regionais, População brasileira, Desigualdade, Densidade urbanaAbstract
A pesquisa aqui considerada identifica e conceitua uma categoria espacial específica, não contemplada pela literatura especializada: a dos arranjos urbano regionais.Esses arranjos são unidades concentradoras de população, relevância econômico-social e infraestrutura científico-tecnológica. Possuem elevada densidade urbana, forte articulação regional e extrema complexidade, devido à multiplicidade de fluxos multidirecionais de pessoas, mercadorias, conhecimento e de relações de poder que perpassam seu interior. Constituem unidades de alta produtividade e renda, dadas as atividades intensivas em conhecimento e tecnologia, tendo como segmentos estruturadores os mais modernos da indústria de transformação, ou funções terciárias superiores.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-04-30
How to Cite
Moura, R. (2011). Urban and regional arrangements in Brazil: the modified content of concentration and inequality. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (115), 199–210. Retrieved from https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/9
Issue
Section
Ponto de Vista
License
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
