EFEITO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL SOBRE O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL
Palabras clave:
Idosos. Envelhecimento. Oferta de trabalho. Rendimentos. Discriminação salarial.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar empiricamente o efeito do envelhecimento da população sobre a oferta de trabalho e rendimentos no Brasil. Os resultados confirmam a escolaridade, o gênero masculino, a cor da pele não branca, a chefia da família e o não recebimento de outra renda, como fatores que afetam positivamente a oferta de trabalho dos idosos. A decomposição salarial revela que, em dois anos analisados, 2005 e 2015, não há discriminação salarial provocada pela idade avançada dos indivíduos. No entanto, os idosos teriam seus rendimentos aumentados se tivessem as mesmas características produtivas dos não idosos, o que reforça a necessidade de políticas educacionais e formação profissional para o idoso. Há uma evolução favorável dos atributos do trabalhador idoso no período, especialmente da escolaridade, e do efeito da idade sobre os salários dos trabalhadores no Brasil, mas são ainda desafiadores a melhora educacional e a solução para as diferenças de gênero e de cor de pele para o idoso no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
