PANORAMA DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS REGIÕES PAULISTAS

Autores/as

  • Leandro Anazawa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP
  • João Victor Buscariolo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP
  • Amaury Patrick Gremaud Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP
  • Luciano Nakabashi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP/USP
  • Nícolas Scaraboto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP
  • Thiago Sinzato Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP
  • Rudinei Toneto Junior Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Palabras clave:

SAEB, Enem, Regiões Paulistas

Resumen

Considerando os resultados do Saeb, o presente estudo faz um mapeamento do desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio nas regiões paulistas e sua evolução entre 2007 e 2017. Adicionalmente, realizamos uma análise da evolução das notas do Enem e do Saeb para os alunos 3º ano do ensino médio entre 2017 e 2019. Os resultados mostram uma evolução positiva do Saeb entre 2007 e 2017 nos diferentes níveis de ensino, além da evolução positiva no desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio entre 2017 e 2019, mas com resultados destoantes nas diferentes regiões de acordo com o teste que mede o desempenho dos alunos

Biografía del autor/a

Leandro Anazawa, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Doutorando em Economia Aplicada e Mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGE-FEARP/USP).

João Victor Buscariolo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP

Graduando em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

Amaury Patrick Gremaud, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP

Doutor em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP). Professor  do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP)

Luciano Nakabashi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP/USP

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

Nícolas Scaraboto, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

 

Thiago Sinzato, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP-USP

Graduando em Economia Empresarial e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

Rudinei Toneto Junior, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEARP/USP).

 

Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Anazawa, L., Buscariolo, J. V., Gremaud, A. P., Nakabashi, L., Scaraboto, N., Sinzato, T., & Toneto Junior, R. (2022). PANORAMA DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS REGIÕES PAULISTAS. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 42(141). Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1208

Número

Sección

Dossiê: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico Regional e Nacional. Organizador Professor Luciano Nakabashi