Apontamentos sobre a economia dos municípios atingidos pelas hidrelétricas de Salto Caxias e Itaipu Binacional

Autores/as

  • Carlos Alberto Piacenti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lucir Reinaldo Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Cezar Karpinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Moacir Piffer Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palabras clave:

Desenvolvimento econômico, Hidrelétricas, Planejamento regional, Paraná

Resumen

Este artigo analisa alguns indicadores de crescimento econômico nos municípios atingidos pelas barragens de Itaipu e Salto Caxias, oferecendo sugestões para melhorar o desempenho da economia. Utilizou-se, na análise, uma abordagem em que o principal problema é o desempenho econômico e o movimento de exploração dos recursos nas economias locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES). Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituido pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Economista, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), PhD Candidate em Développement Régional - Université du Québec à Chicoutini - Canadá (UQAC). Bolsista do Governo Brasileiro (Capes).

Lucir Reinaldo Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste-Toledo).

Cezar Karpinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Filósofo, especializado em História e Região pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Mal. Cândido Rondon).

Moacir Piffer, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista,  especializado em Teoria Econômica e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2011-09-19

Cómo citar

Piacenti, C. A., Lima, J. F. de, Alves, L. R., Karpinski, C., & Piffer, M. (2011). Apontamentos sobre a economia dos municípios atingidos pelas hidrelétricas de Salto Caxias e Itaipu Binacional. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (104), 103–123. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/195

Número

Sección

Artigos