As transformações da infra-estrutura de transportes e o porto de Paranaguá

Autores/as

  • Julio Takeshi Suzuki Júnior Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
  • Luiz Fernando Oliveira Wosch IPARDES

Palabras clave:

Logística, Privatização da infra-estrutura, Movimentação de cargas, Serviços portuários, Economia paranaense

Resumen

Este texto apresenta um breve comentário a respeito das transformações institucionais no setor de transportes. Nos últimos anos, verificouse um nítido processo de transferência das operações para a iniciativa privada, como conseqüência da deterioração da capacidade de investimento do setor público, resultando em concessões de direitos de exploração e arrendamentos de estruturas de transporte. Nesse contexto analisa-se o Porto de Paranaguá, desde a sua influência econômica até as particularidades da movimentação de cargas, evidenciando a dinâmica e a dimensão deste importante componente da infra-estrutura de transportes.

Biografía del autor/a

Julio Takeshi Suzuki Júnior, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.  Atualmente é Diretor do Centro de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES.

Luiz Fernando Oliveira Wosch, IPARDES

Economista, técnico do Núcleo de Estudos Econômicos do IPARDES.

Publicado

2011-09-27

Cómo citar

Suzuki Júnior, J. T., & Oliveira Wosch, L. F. (2011). As transformações da infra-estrutura de transportes e o porto de Paranaguá. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (99), 27–43. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/234

Número

Sección

Artigos