Dez falácias sobre os problemas sociais da américa latina

Autores/as

  • Bernardo Kliksberg Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social - INDES/BID

Palabras clave:

Desigualdade, Nova geração de políticas sociais, Desenvolvimento e papel do Estado, Sociedade civil, Ética

Resumen

Este artigo enfoca dez das principais falácias circulantes que propagam uma visão distorcida dos problemas sociais da América Latina e de suas causas. Essas falácias levam a grandes equívocos na adoção de políticas sociais, perpetuando atrasos e criando entraves para a resolução dos graves problemas que a região enfrenta. Entende-se que a política social pode ser a chave para a ação contra a desigualdade, provendo uma base mínima de bens e serviços indispensáveis à população e contribuindo assim para abrir oportunidades e romper círculos perversos. Discute-se a urgência em se desenhar uma nova geração de políticas sociais, estreitamente articuladas às políticas econômicas, que dê prioridade efetiva às metas sociais. Trata-se de uma exigência ética e de lucidez histórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardo Kliksberg, Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social - INDES/BID

Coordenador do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES/BID). Professor honorário da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina.

Publicado

2011-10-05

Cómo citar

Kliksberg, B. (2011). Dez falácias sobre os problemas sociais da américa latina. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (98), 3–26. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/250

Número

Sección

Artigos