Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva

Autores/as

  • Joe Garcia Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Palabras clave:

Indisciplina escolar, Conceito de indisciplina, Causas da indisciplina, Disciplina preventiva, Educação

Resumen

Este artigo traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina escolar na educação básica. Inicialmente discute o próprio conceito de indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão, explorando, a seguir, algumas das suas causas e características atuais. Destaca aspectos singulares da indisciplina escolar neste final de século e a importância do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema. Ao final, apresenta algumas considerações sobre encaminhamentos preventivos em nível de escola, enfatizando a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida, de bases democráticas.

Biografía del autor/a

Joe Garcia, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES

Matemático, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, doutorando em Educação pela PUC de São Paulo e Pesquisador do IPARDES.

Publicado

2011-10-14

Cómo citar

Garcia, J. (2011). Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (95), 101–108. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/275

Número

Sección

Artigos