A concessão de rodovias paranaenses: um serviço público sob a ótica do lucro

Autores/as

  • Rejane Karam Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR
  • Walter Tadahiro Shima Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palabras clave:

Regulação, concessão de rodovias, Setor rodoviário, Captura

Resumen

O artigo discute o processo de concessão de rodovias ocorrido no Paraná, confrontando-o com as teorias econômicas e com as
inconsistências de implementação e gestão que o norteiam. Defende-se a hipótese de captura do aparato regulatório tradicional pelo setor privado, que, desde o planejamento, esteve
envolvido na estruturação do Programa de Concessão de Rodovias do Paraná. As Teorias da Regulação e da Captura servem como um referencial importante na constatação de
ausência total de um marco regulatório para o processo.

Biografía del autor/a

Rejane Karam, Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR

Economista, mestre em Desenvolvimento Econômico - Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Walter Tadahiro Shima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Economista, doutor em Economia Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Publicado

2011-05-25

Cómo citar

Karam, R., & Shima, W. T. (2011). A concessão de rodovias paranaenses: um serviço público sob a ótica do lucro. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (113), 103–127. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/31

Número

Sección

Artigos