El Hecho Metropolitano: retos para la gobernabilidad
Palabras clave:
Áreas Metropolitanas, Metropolización, Gobernabilidad MetropolitanaResumen
Este artículo trata de señalar algunas preguntas acerca de la institucionalización de las áreas metropolitanas, teniendo en cuenta la importancia del fenómeno urbano de escala metropolitana y sus implicaciones para la gobernanza en áreas con estas características. Discute el hecho de que, a pesar de la Constitución establecer criterios para la creación de unidades regionales, la atribución de la materia a los gobiernos de los estados cedió espacio a profundizar la disyunción entre la institucionalización de las regiones metropolitanas y la presencia de hechos urbanos concretos que requieren la creación de mecanismos institucionales de gobernanza metropolitana.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-02-13
Cómo citar
Queiros Davanzoa, A. M., Negreiros, R., & Monteiro dos Santos, S. M. (2012). El Hecho Metropolitano: retos para la gobernabilidad. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (119), 65–83. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/310
Número
Sección
Dossiê: Planejamento e Gestão Urbana e Regional - Parte 1 - Organização: Rosa Moura
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
