O Desenvolvimento recente da competitividade da indústria de móveis do Paraná

Autores/as

  • Hermes Yukio Higachi Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Rafael de Souza Oliveira SENAI
  • Wihelm E. M. Meiners Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palabras clave:

Indústria de Móveis do Paraná, Indicadores de Desempenho, Direcionadores de Competitividade

Resumen

O presente artigo propõe fornecer uma avaliação do desempenho da indústria moveleira do Paraná aplicando o “método de pesquisa rápida” com a análise de indicadores de desempenho derivados de dados secundários e pela entrevistas a atores chaves da cadeia produtiva e dos Arranjos Produtivos Locais visando a avaliação dos direcionadores de competitividade. O artigo revela que a indústria paranaense de móveis acompanhou parcialmente a evolução da indústria moveleira nacional na última década; porém, três indicadores apresentaram resultados limitados: os custos das operações industriais, o hiato da produtividade industrial e a diversificação nas linhas de móveis para exportação. Defende-se que a melhoria destes indicadores pode ser obtida por meio de ações estratégicas nos direcionadores de competitividade, apontadas pelo texto, em insumos e fatores de produção, tecnologia, gestão empresarial, distribuição e comercialização e ambiente institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermes Yukio Higachi, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1998), e pós-doutorado em economia pela FEA/USP (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Membro do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Desenvolvimento do IPARDES e Revisor Técnico das Revistas Publicatio de Ciëncias Sociais Aplicadas da UEPG, da Revista Economia e Sociedade da UNICAMP, da Revista Brasileira de Inovação da FINEP e da Revista de Economia da UFPR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, Inovação, Macrodinämica, Desenvolvimento Econömico, e Dinâmica Econômica Complexa.

Rafael de Souza Oliveira, SENAI

Professor do curso técnico em Eletroeletrônica na unidade do SENAI de Curitibanos.
Disciplinas que leciona: Gestão de Projetos e Gestão de Processos.

Wihelm E. M. Meiners, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Desenvolvimento de modelos econômicos computacionais baseados em agentes, sobre a co-evolução da fragilidade financeira Minskyana e a mudança técnica.

Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Higachi, H. Y., Oliveira, R. de S., & Meiners, W. E. M. (2012). O Desenvolvimento recente da competitividade da indústria de móveis do Paraná. Revista Paranaense De Desenvolvimento, (117), 53–77. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/406

Número

Sección

Artigos