Innovación, Economía Creativa y Desarrollo para la Región Metropolitana de Porto Alegre entre 2006 y 2013

Autores/as

  • Judite Sanson de Bem Centro Universitário La Salle Unilasalle, Canoas, RS
  • Margarete Panerai Araujo Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas RS
  • Moisés Waismann Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas RS

Palabras clave:

Innovación. Industrias creativas. Desarrollo. Gran Porto Alegre.

Resumen

Innovación y economía creativa son temas difíciles de estudiar e investigar, y los aspectos derivados representan un lugar importante en el desarrollo regional. El propósito de este artículo es caracterizar teóricamente las industrias creativas y la innovación en la Gran Porto Alegre como polo de actividades intensivas en tecnología representativas en la zona. La metodología del estudio es descriptiva y usa datos cuantitativos de la Relación Anual de Informaciones Sociales (RAIS). Estas contribuciones son relevantes y se refieren a una propuesta de reflexión que agrega la interdisciplinariedad, buscando la interfaz de los temas tratados aquí. De ello, se entiende que estas categorías consolidan la región y demuestran el impacto social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Judite Sanson de Bem, Centro Universitário La Salle Unilasalle, Canoas, RS

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) , Doutorado em História Íbero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) ,e Pós Doutorado em economia da cultura pela Universidade Federal do RS ( 2014). Atualmente é Professora da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, e Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Crescimento, Economia do Meio Ambiente; Economia do Bem-Estar Social. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica do COREDE Sinos-RS. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano. Economia do Trabalho.

Margarete Panerai Araujo, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas RS

É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). É professora-pesquisadora do Centro Universitário La Salle, vínculada ao Programa de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. Avaliadora de projetos da FAPERGS e membro do corpo editorial da Revista Acadêmica Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1807-5436). Parecerista das Revistas Em Questão da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (ISSN 1807-8893; ISSN 1808-5245); Gestão Contemporânea, da FAPA (ISSN 18090214- Versão impressa, ISSN 2177-3068 - Versão eletrônica), e da Prâksis (INSS 18071112). Participou do projeto de Incubadora de Economia Solidária (PRONIC A- 2011/2012 e PRONIC B ? 2012/2013) financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, através da FINEP - Financiadora de Estudos e Projeto. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Cultura, Serviço Social, Pesquisa Social, Comunicação Social e Política Públicas. Atuação nos seguintes temas: políticas públicas, gestão pública, governo eletrônico, inovação, responsabilidade social, organizações não governamentais (ONGs), comunicação social, participação popular, discurso, produção do sentido, trabalho, educação e formação, economia criativa, bem como, áreas correlatas multidisciplinares

Moisés Waismann, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas RS

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e do grupo de pesquisa de Estratégias Regionais. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, a economia da cultua, a cultura e a economia criativa.

Publicado

2017-07-03

Cómo citar

de Bem, J. S., Araujo, M. P., & Waismann, M. (2017). Innovación, Economía Creativa y Desarrollo para la Región Metropolitana de Porto Alegre entre 2006 y 2013. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 38(132), 107–129. Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/794