O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
Palabras clave:
Arranjo produtivo local, têxtil-vestuário, corredor da moda, ParanáResumen
Este artigo discute o grau de desenvolvimento do corredor da moda do eixo norte e noroeste do Paraná por meio da análise de arranjos produtivos locais, abrangendo as cidades de Cianorte, Apucarana, Maringá e Londrina, a partir dos graus de especialização obtidos pelo cálculo dos quocientes locacionais de emprego e estabelecimentos. Constatou-se que há especialização na região em relação ao Estado, sendo algumas das cidades reconhecidas nacionalmente no setor, além de possuírem sinergias ocasionadas pelas localizações próximas, gerando ganhos para a economia regional. Identificou-se a predominância de etapas da cadeia de forma distinta para cada cidade analisada. Cianorte e Apucarana possuem elevados graus de especialização captados pelos quocientes, enquanto Londrina e Maringá possuem baixa especialização, porém com predominância em quase todas as etapas da cadeia produtiva, característica associada ao elevado grau de diversificação das economias londrinense e maringaense. Conclui-se que houve transbordamento e que as vantagens de aglomerações beneficiam os quatro APLs, dada a proximidade geográfica. Ademais, eles devem ser beneficiados em conjunto pelas políticas públicas para transformar a região em pólo exportador reconhecido no futuro, via implantação de programas como APL (Arranjos Produtivos Locais) e PEIEX (Programa Extensão Industrial Exportadora) nos APLs das quatro cidades que constituem o corredor da moda do Paraná.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
