Abordagem Multinível da Diversificação da Matriz Elétrica no Rio Grande do Sul: desafios da escala e do poder decisório
Palavras-chave:
Geração distribuída. Fontes renováveis. Inovação em nichos. Região Hidrográfica do Guaíba. Rio Grande do Sul.Resumo
Desde o final dos anos 1990, sucessivos governos do Rio Grande do Sul definiram a diversificação da matriz energética como prioridade. Ao longo de duas décadas esse objetivo vem estimulando uma transição no regime sociotécnico rumo à maior sustentabilidade, priorizando fontes renováveis. Apesar dos desafios técnicos e novos riscos à segurança do fornecimento, a geração complementar foi iniciada, inovações são contínuas. Para interpretação dessas mudanças, propõe-se a abordagem multinível de Frank Geels,priorizando a análise da escala dos investimentos em geração de energia em nichos de inovação. A escala é relevante, pois obras de engenharia não são neutras quanto ao seu impacto no território. Apresentam-se aqui, como estudo de caso, os dados coletados aolongo de 2015-2017 na Região Hidrográfica do Guaíba, Rio Grande do Sul, onde agentes econômicos estão estabelecendo, de forma autônoma e espontânea, ações diversificadas de geração de fontes renováveis, mantendo o poder decisório local sobre os fluxos de capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
