EVOLUÇÃO TEMPORAL DA POBREZA NO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2001-2012
Palabras clave:
pobreza, Alagoas, decomposição da pobreza.Resumen
O objetivo principal deste trabalho é analisar a evolução da pobreza em Alagoas no período de 2001 a 2012, utilizando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, através da evolução e decomposição dos indicadores. Primeiramente, mostrou-se que houve redução nos indicadores de pobreza em Alagoas, destacando-se o período 2009-2012. O crescimento da renda e sua distribuição foram importantes na explicação da redução da pobreza no período 2003-2009; enquanto de 2009 a 2012, a redistribuição foi o fator majoritário de contribuição. Em relação ao crescimento da renda dos mais pobres, programas de transferência de renda tais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada foram importantes, mas também a renda do trabalho apresentou contribuição forte. Ocorreram melhorias nas condições de vida dos mais pobres, contudo, o nível de pobreza ainda é alto. Nesse sentido, políticas públicas podem ser importantes para uma busca de melhorias socioeconômicas principalmente da população mais pobre desse estado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-07-05
Cómo citar
Moreira Aristides dos Santos, A. (2018). EVOLUÇÃO TEMPORAL DA POBREZA NO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2001-2012. Revista Paranaense De Desenvolvimento, 39(134). Recuperado a partir de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/986
Número
Sección
Dossiê: Aspectos do desenvolvimento recente da região nordeste do Brasil. Organizador Prof. Thierry Molnar Prates
Licencia
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
