ESPECIALIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE TIC PARANAENSES ENTRE 2008 E 2016
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a especialização e a concentração nos ArranjosProdutivos Locais (APLs) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Estado doParaná, entre os anos de 2008 e 2016. Utilizaram-se dados secundários provenientes da RAIS/MTE quanto ao número de estabelecimentos e de trabalhadores da atividade. A partir dosdados coletados foram calculadas as medidas de especialização e concentração: QuocienteLocacional (QL), Índice de Hirshman-Herfindahl modificado (HHm) e Participação Relativa(PR). Os resultados evidenciam a ocorrência de uma evolução positiva quanto ao número deestabelecimentos e empregos, sendo que na maioria dos APLs o aumento se mostrou superiorao ocorrido no Estado. Os índices de concentração demonstram que, em grande parte doscasos analisados, o peso de concentração da atividade na região dos APLs é moderado e combaixos índices relacionados à importância da atividade para a região em que se inserem. Demaneira geral, os APLs demonstraram evolução no período; porém, mesmo apresentandoespecialização em alguns casos, a atividade tem menor importância para as regiões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-03-04
Como Citar
Baldissera, H. C., Mendes Bezerra, F., Ceretta, G. F., & Deimling de Carli, D. (2020). ESPECIALIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE TIC PARANAENSES ENTRE 2008 E 2016. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 40(137). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1013
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
