DEMANDA SETORIAL DE TRABALHO POR QUALIFICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PARANÁ.
Palavras-chave:
Insumo-produto. Mercado de trabalho. Qualificação. Escolaridade. Londrina.Resumo
O objetivo do estudo foi estimar a geração de empregos por qualificação no municípiode Londrina (PR), no ano de 2013, e identificar setores-chave para o desenvolvimentoregional utilizando a ferramenta insumo-produto. Os resultados mostraram que as maioresparticipações no emprego total foram dos setores do comércio e educação privada. Transporteaéreo, intermediação financeira, administração pública e educação privada possuíam nomínimo 60% de empregos com nível superior. O comércio apresentou mais de 60% dopessoal com ensino médio, e os setores da produção florestal, construção, fabricação deprodutos têxteis, confecção de artefatos do vestuário e serviços de engenharia e arquiteturapossuíam no mínimo 45% do pessoal com nível fundamental. A geração de empregos nacadeia produtiva foi maior para os setores Outras atividades administrativas, alojamento eeducação privada. O maior efeito transbordamento ocorreu em energia elétrica, gás naturale outras utilidades, com 38% dos empregos gerados fora do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
