Aprendizagem coletiva e avanços tecnológicos e ambientais na agricultura paranaense

Autores

  • Amália Maria Goldberg Godoy Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Aprendizagem coletiva, Agricultura paranaense, Project Management Institute of South Africa (PMISA), Paraná rural

Resumo

Existem várias abordagens sobre a agricultura paranaense dos anos 1970-80, a maior parte centrada nos impactos sociais, econômicos e ambientais e na discussão do papel do Estado e do mercado. Este artigo apresenta uma experiência diferente que engloba agentes sociais locais que, atingidos pelos resultados precários – ambientais e econômicos – das políticas públicas estaduais implementadas, realizaram arranjos sociais interessantes e autônomos. A interação entre esses agentes permitiu o aprendizado coletivo, que, por sua vez, resultou em avanços técnicos e redirecionamentos das próprias políticas estaduais de minimização dos impactos ambientais.

Biografia do Autor

Amália Maria Goldberg Godoy, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (1998) e pós-doutorado pelo PROCAM - USP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, Paraná, desenvolvimento regional, instituições e governança ambiental.

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Publicado

2011-08-16

Como Citar

Godoy, A. M. G. (2011). Aprendizagem coletiva e avanços tecnológicos e ambientais na agricultura paranaense. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (110), 69–90. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/114

Edição

Seção

Artigos