Aprendizagem coletiva e avanços tecnológicos e ambientais na agricultura paranaense
Palavras-chave:
Aprendizagem coletiva, Agricultura paranaense, Project Management Institute of South Africa (PMISA), Paraná ruralResumo
Existem várias abordagens sobre a agricultura paranaense dos anos 1970-80, a maior parte centrada nos impactos sociais, econômicos e ambientais e na discussão do papel do Estado e do mercado. Este artigo apresenta uma experiência diferente que engloba agentes sociais locais que, atingidos pelos resultados precários – ambientais e econômicos – das políticas públicas estaduais implementadas, realizaram arranjos sociais interessantes e autônomos. A interação entre esses agentes permitiu o aprendizado coletivo, que, por sua vez, resultou em avanços técnicos e redirecionamentos das próprias políticas estaduais de minimização dos impactos ambientais.Downloads
Publicado
2011-08-16
Como Citar
Godoy, A. M. G. (2011). Aprendizagem coletiva e avanços tecnológicos e ambientais na agricultura paranaense. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, (110), 69–90. Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/114
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).