DESENVOLVIMENTO HUMANO NO PARANÁ – AVANÇOS E DESAFIOS
Palavras-chave:
IDH, Paraná, qualidade de vida, desenvolvimento humanoResumo
Nesta nota apresenta-se uma visão de longo prazo da evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná, destacando a participação de cada uma de suas dimensões nesta performance. Para tanto, se utiliza dos dados disponibilizados pela plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a qual traz dados para períodos censitários e, para a última década, em base anual. Afirma-se que, apesar do contínuo incremento no nível de bem-estar de sua população, o período mais recente foi marcado por desaceleração desta performance, apontando-se os desafios socioeconômicos ainda presentes na trajetória de desenvolvimento do Estado, a partir da ótica deste índice.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).