SOFISTICAÇÃO DA DEMANDA POR MÃO DE OBRA NAS REGIÕES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Gustavo Henrique Leite de Castro Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Carlos Roberto Azzoni Universidade de São Paulo - FEA/USP

Palavras-chave:

Habilidades, Competitividade, Produtividade

Resumo

O objetivo da pesquisa é caracterizar o mercado de trabalho paranaense a partir das competências e habilidades dos trabalhadores, tais como reveladas pelas ocupações por eles desempenhadas. Busca-se avaliar a complexidade e a competitividade da produção regional a partir da sofisticação das ocupações envolvidas no processo produtivo. Os principais resultados mostram que aquelas regiões com níveis maiores de sofisticação também apresentam maiores taxas de crescimento. Isso resulta em melhoria da competitividade, que já era boa. Por outro lado, aquelas com níveis baixos, crescem a taxas menores, piorando sua situação competitiva.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Leite de Castro, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Doutorando em Economia pela Faculdade de  Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bacharel em Ciências Econômicas pelas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Carlos Roberto Azzoni, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Economista, Mestrado e Doutorado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Economicas (IPE/USP). Professor da Faculdade de  Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Leite de Castro, G. H., & Azzoni, C. R. (2022). SOFISTICAÇÃO DA DEMANDA POR MÃO DE OBRA NAS REGIÕES DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Paranaense De Desenvolvimento - RPD, 42(140). Recuperado de https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1173

Edição

Seção

Dossiê: Estrutura e Dinâmica da Economia Paranaense . Organizador Prof. Alexandre Alves Porsse